TCE-AM vai investigar o presidente da Câmara de Manacapuru por esconder a folha de pagamento da casa legislativa
Após matéria vinculada no Portal Abutre da Notícias sobre os desmandos e desvios na folha de pagamento da Câmara Municipal de Manacapuru, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), resolveu abrir uma investigação contra o presidente da casa legislativa, o vereador Jefferson Batalha do Nascimento (Republicanos).
De acordo com o TCE-AM, a falta de transparência na folha de pagamento de funcionários e agentes políticos na Câmara Municipal de Manacapuru, deve causar danos ao erário público e gerar desvio de verbas e finalidade dentro da casa legislativa municipal.
Ainda segundo informações, o presidente da Câmara Municipal de Manacapuru, deixou de publicar a folha de pagamento da casa legislativa, o que fere a Lei da Transparência.
Embora legal do ponto de vista formal, a nomeação gerou questionamentos sobre critérios técnicos e meritocráticos, especialmente porque a nova função exige responsabilidade sobre o patrimônio público e capacidade administrativa específica.
A decisão acontece em um momento delicado, em que a Câmara é alvo de críticas por supostos favorecimentos políticos, nomeações sem critérios técnicos e remunerações infladas. Vereadores da oposição e entidades de controle social já acionaram o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) para que apure a legalidade dos pagamentos e possíveis manobras administrativas.
Transparência sob pressão
O caso escancara a necessidade urgente de transparência na concessão de funções gratificadas e gestão dos recursos públicos. A sociedade civil e órgãos de fiscalização intensificam a pressão por ações efetivas, especialmente diante de indícios de que medidas administrativas possam estar sendo usadas para maquiar irregularidades funcionais.