Últimas NotíciasAmazonas

Indígena violentada em delegacia no AM continua em abrigo por falta de laudo da Funai

Mais de 30 dias após a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) obter decisão judicial garantido o regime de semiliberdade para a indígena Kokama que foi violentada enquanto estava presa ilegalmente na 53ª Delegacia de Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros a oeste de Manaus), a mulher continua isolada em um abrigo da capital, sem visita dos familiares, por falta de manifestação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), responsável pela supervisão do cumprimento da pena em semiliberdade.

De acordo com informações, a indígena já está com as chaves da residência que ganhou do Governo do Estado mediante acordo homologado pela Justiça. Contudo, para ser transferida para a nova moradia, também é necessário aval da Funai por meio de um laudo que ainda não foi emitido.

Nesta quarta-feira (10), a indígena esteve na sede da DPE-AM, onde reuniu com os defensores públicos Theo Costa, do Núcleo de Atendimento Prisional (NAP), e Roger Moreira, titular da Defensoria Especializada Na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, da Pessoa Com Deficiência e de Grupos Socialmente Vulneráveis.

Durante a reunião, ela reforçou a necessidade da transferência para a nova residência, onde deve abrigar uma irmã de 27 anos que está em tratamento de um câncer agressivo, além da mãe, padrasto e dos dois filhos (um de 13 anos e outro de quase três anos), os quais não vê desde quando foi transferida de Santo Antônio do Içá para Manaus.

A irmã da indígena passou por uma cirurgia que retirou órgãos como útero e reto e recebeu alta no último domingo (7). Ela está morando em um quarto de hotel na região central da capital e está usando sondas para se alimentar e fazer as necessidades fisiológicas

Acompanhados de uma representante da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), a indígena e os defensores Theo Costa e Roger Moreira visitaram a irmã da mulher após a reunião na DPE-AM.

O restante da família da indígena está a caminho de Manaus, com previsão de chegada nesta sexta-feira (12). Sem apoio de órgãos que inicialmente disseram que ajudam a indígena, parte dos custos das passagens foi paga com recursos próprios do defensor público Roger Moreira.

Avatar de Portal Maninho

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *