Sete em cada dez escolas estaduais foram revitalizadas no Amazonas
Em três anos e meio, 401 unidades de ensino foram revitalizadas na capital e interior
Sete em cada dez escolas da rede estadual de educação do Amazonas foi reformada nos últimos três anos, conforme levantamento da Secretaria de Estado de Estado de Educação e Desporto. O pacote de infraestrutura do setor de educação totalizou R$ 124,2 milhões em recursos, beneficiando unidades de ensino na capital e interior.
As melhorias em espaços físicos refletem diretamente na qualidade de ensino dos estudantes dessas 401 escolas da rede pública estadual, que foram revitalizadas e entregues à população, entre 2019 e 2022.
De acordo com a Seduc, 147 escolas passaram pelo procedimento de revitalização na capital e 254 no interior do estado, o que representa mais de 67% das unidades administradas pela pasta. Os serviços incluíram, em geral, melhorias nos sistemas elétrico e hidráulico, pintura, troca de telhados e, em parte das unidades, ampliação de espaços comuns.
“Esse foi o governo que mais trabalhou para valorizar, não só os profissionais da educação, mas, principalmente, a infraestrutura e estrutura das escolas da rede estadual de ensino. Das 620 unidades escolares, nós já estamos com mais de 400 escolas revitalizadas e outras 20 já em processo de finalização da revitalização”, afirmou a secretária de Educação, Kuka Chaves.
Algumas das reformas representam um marco para a comunidade escolar, como é o caso da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, no bairro Coroado, zona leste de Manaus. A unidade estava há 11 anos sem revitalização e, em 2021, recebeu reparos que proporcionaram uma estrutura renovada para os 1.380 estudantes que frequentam a escola nos três turnos, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As mudanças e melhorias estruturais das escolas garantem um ambiente mais seguro e mais estimulante para os alunos, o que reflete no melhor desempenho das atividades acadêmicas.
“As revitalizações levam um ambiente adequado, um ambiente com ampliações, com reforma de bibliotecas, com um novo acervo para os alunos, criando espaços alternativos dentro dessas escolas e um ambiente de trabalho muito mais valorizado, adequado e confortável para os nossos profissionais”, finalizou Kuka Chaves.
Escolas construídas – Além das revitalizações, Manaus ganhou novas escolas estaduais construídas pelo Governo do Amazonas. Em 2021, foi inaugurado o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dariana Correa Lopes, no conjunto Viver Melhor, bairro Lago Azul, zona norte de Manaus. Além do Ceti, a capital ganhou as Escolas Estaduais Rofran Belchior e Terezinha Almeida, na zona leste e oeste, respectivamente. As duas unidades representam atendimento a mais de 1,5 mil estudantes.