Cidade

Wilson Lima vistoria início do asfaltamento do viaduto do Anel Leste

O trecho da Reserva Florestal Adolfo Ducke da nova via também começa a ser asfaltado nesta semana, seguindo determinação do governador

O governador do Amazonas, Wilson Lima, vistoriou na manhã desta terça-feira (26/07) os trabalhos de pavimentação das alças que compõem o viaduto do complexo viário Anel Leste, que está sendo construído no cruzamento da avenida Oitis e Alameda Cosme Ferreira, no bairro Distrito Industrial, zona leste de Manaus e que foram iniciados na segunda-feira.

Wilson Lima determinou que, nesta semana, o trecho da Reserva Florestal Adolpho Ducke, na outra ponta da nova via, também comece a ser asfaltado. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).

No viaduto, que tem o formato de um “trevo”, serão utilizadas 600 toneladas de asfalto. Já no trecho da Reserva Ducke, ponto final do corredor viário, serão aplicadas 1,3 mil toneladas de asfalto. A intervenção vai dar mais fluidez ao trânsito na zona leste da capital.

“Desafoga o trânsito na região do Centro, do Japiim, do V8, diminui o risco de acidente porque essas carretas vão passar por aqui e não mais por lá, vai diminuir o tempo de viagem para essas empresas. E também facilita a vida do condutor porque a gente está fazendo a ligação de norte a sul e leste a oeste”, destacou o governador sobre os complexos viários Anel Leste e Anel Sul.

Esse segundo faz a ligação da Avenida Santos Dumont e a Torquato Tapajós e a obra corresponde a duplicação da Estada do Turismo.

“Os Anéis Leste e Sul são as maiores obras de mobilidade da cidade de Manaus. Uma das maiores do país, eu digo. E nós vamos tirar todo o tráfego pesado, temos uma meta, dentro do projeto, para assumir mais de 1,8 mil veículos de carga pesada aqui nesses Anéis”, disse o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima.

Anel Leste

Jaison Castro, de 38 anos, é morador do bairro Cidade de Deus, na zona norte, e ajudante de obra na construção do viaduto. “Depois que tiver pronto o Anel Leste, vai ajudar muito a gente, que mora para essa área, e outras pessoas que moram mais distante ainda. Eu me sinto honrado em estar ajudando a construir esse empreendimento para melhorar Manaus”, disse.

Cinco frentes de trabalho estão em atividade no Anel Leste, executando demolição, terraplanagem, drenagem, pavimentação e paisagismo. Na área do “trevo”, o serviço está concentrado nas alças internas. A expectativa é que a estrutura seja liberada neste semestre, melhorando o fluxo de veículos em toda a capital amazonense.

Considerada a maior intervenção urbana da capital, o Anel Leste inicia no trevo da avenida dos Oitis e termina na avenida Margarita, no trecho compreendido da Reserva Florestal Adolfo Ducke.

A via será um corredor de 18,3 quilômetros com duas pistas de 10,80 metros de largura e três faixas. Ao longo da via serão implantadas paradas de ônibus, galerias, pontes e passagens de fauna, além da implantação de uma ciclovia de 5,6 quilômetros.

Tem oito alças e nós vamos dar início a nossa meta de asfaltar hoje, de concluir esse ano no Anal Leste, oito quilômetros, dos 18,7 km que existe no projeto.

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *