Polícia militar mete bala em quadrilha de piratas de rio próximo a comunidade Porto Braga no rio Solimões
Durante a Operação os Policiais apreenderam armas e munições dos piratas do rio
Um grupo de criminoso, que atua nos rios, entraram em confronto com policiais militares nesta segunda-feira (15), após tentar roubar tripulantes de embarcações na comunidade Porto Braga, localizada entre os municípios de Fonte Boa e Uarini. Durante a ação, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu materiais ilícitos abandonados pelos infratores em uma lancha, que pertence a Polícia Civil, mas que estava sendo usava para cometer os crimes.
Por volta das 7h00, os criminosos, supostamente armados com espingardas, escopetas e pistolas, abordaram uma balsa de combustíveis e atiraram contra os tripulantes. Sem êxito na abordagem, os infratores fugiram. Ninguém ficou ferido.
Policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar de Tefé (3º BPM) e militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), foram acionados para averiguar o crime. Ao chegar na comunidade, a equipe flagrou o grupo roubando pertences de outra embarcação. Ao avistar a polícia, os criminoso fugiram com a lancha e trocaram tiros com a equipe, que revidou em defesa. Na sequência, o grupo abandou a embarcação e conseguiu fugir para a mata, mas deixaram todo o equipamento usado para cometer os delitos.
No total, polícia apreendeu um carregador de fuzil, cinco armas de fogo, 100 munições, cinco coletes balísticos de uso exclusivo das forças de segurança, além de equipamentos de monitoramento e comunicação.
COMBATE
De acordo com tenente-coronel da PMAM, Pedro Moreira, por conta dos altos índices de pirataria de rio na região, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), desencadeou na região do médio e alto Solimões, a operação Hórus, para combater o tráfico de drogas, entre outros crimes.
“Essa operação conta com quatro lanchas blindadas, cobrindo o perímetro do município de Santo Antônio do Içá até Coari, visando trazer mais segurança nos rios. A Polícia Militar continuará com operações desse tipo na região, para identificar e prender infratores ligados a pirataria de rio”, destacou a autoridade policial.
A polícia realiza o monitoramento constante na região, atendendo denúncias de moradores e trabalhadores do transporte fluvial.