Últimas Notícias

Dragagem no rio Amazonas começa na sexta-feira, afirma governador

A dragagem é um processo que ajuda a retirar os sedimentos dos rios, garantindo a segurança no tráfego das embarcações

VITÓRIA FREIRE Publicado: 17/10/2023, 13:32:45

A dragagem da região do Tabocal no rio Amazonas, situada entre Manaus e  Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital), será feita a partir desta sexta-feira (20). O início da obra, para garantir a navegabilidade por causa da seca e manter o abastecimento e escoamento de produtos no estado, foi anunciada pelo governador Wilson Lima (União Brasil) na manhã desta terça-feira (17), em coletiva de imprensa.

A dragagem é um processo que ajuda a retirar os sedimentos – como terra, areia, rochas e lixo – dos rios, garantindo a segurança no tráfego das embarcações. O Governo Federal destinará R$ 100 milhões para as obras ao longo dos 12 quilômetros entre Tabocal e o rio Amazonas.

“A dragagem, ali, é importante porque esse é o trecho que está dificultando a passagem de navios que trazem insumos para a Zona Franca de Manaus, bem como a saída de produtos acabados”, afirmou Wilson Lima.

Na ocasião, o governador também afirmou que irá encaminhar para o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional uma proposta que abrange a construção de 1.000 micro-sistemas de abastecimento de água, até o ano de 2026.

“Desde 2019 até agora, nós montamos aproximadamente 400 micro-sistemas de abastecimento, e é isso que, em muitos casos, tem melhorado a qualidade de vida e da água em algumas comunidades”, declarou.

Combate às queimadas
De acordo com o governador, nos últimos dias, 81 pessoas foram detidas pela suspeita de envolvimento em incêndios criminosos. Entre os dias 11 e 15 de outubro, a média de focos de calor registrou uma redução significativa de 93%.

“Temos um conjunto de situações, a ação que se intensificou e também as chuvas dos últimos dias, que ajudaram a diminuir sensivelmente esses focos de calor na região metropolitana”, reiterou.

Além disso, o Wilson lima anunciou planos para implementar medidas preventivas que visam evitar o atual cenário relacionado às queimadas em 2024.

“Nos próximos dias, convocarei os prefeitos para virem a Manaus, para começarmos ações, vislumbrando o ano que vem. Montaremos pequenas brigadas, nos 31 municípios que representam 91% das queimadas, com caminhões-pipa, abafadores, equipamentos de proteção individual (EPIs), enfim”, concluiu.

Fonte: toda hora

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *