SaúdeÚltimas Notícias

Começou hoje a imunização contra a dengue em Tefé

Estão sendo vacinadas crianças de 10 e 14 anos. Todas as salas de vacinas da SEMSA estão ofertando o imunizante.

Para receber a vacina, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis, levando a caderneta de vacinação, CPF ou SUS.

Dentre os pontos de imunização estão cinco unidades de saúde que atendem em horário ampliado – UBS Rossini Lima, UBS Lourival Pires e UBS Francisca das Chagas (7h às 19h, de segunda a sexta-feira), UBS São Miguel (7h às 00h, de segunda a sábado) e UBS Josefa Rodrigues (7h às 23h, de segunda a domingo e feriados).

Além da oferta da vacina nos pontos de imunização, a estratégia da SEMSA inclui a vacinação em unidades de ensino vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE).

SINTOMAS

Além dos sintomas comuns como dor de cabeça, dor no corpo, febre, enjoos, vômitos e manchas vermelhas, as pessoas infectadas pela dengue podem também apresentar sonolência, irritabilidade e confusão mental. Dessa forma, é importante ficar atento aos medicamentos indicados para tratar os sintomas da dengue.

PREVENÇÃO À DENGUE

A estratégia mais eficaz de prevenção à dengue é evitar que o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, se reproduza. A eliminação de criadouros inclui evitar água parada em pneus velhos, vasos de plantas, garrafas vazias e recipientes plásticos.

Manter quintais e áreas ao redor das casas limpas e livres de entulho também é estratégico para reduzir os locais de reprodução do mosquito. A SEMSA recomenda, ainda, a estratégia de vistoriar semanalmente, em dez minutos, o espaço residencial ou profissional para eliminar criadouros.

Pâmela Souza
Ascom – Assessoria de Comunicação

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *