Educação

Escola da zona norte de Manaus ganha laboratório que permite melhor preparo para o mercado de trabalho

Escola Estadual José Bernardino Lindoso agora conta com estrutura moderna e alinhada às novas tecnologias do mercado

A tecnologia 4.0 agora é realidade no processo de ensino-aprendizagem da Escola Estadual José Bernardino Lindoso, na avenida Cel Sávio Belota, bairro Novo Aleixo, zona norte e Manaus, com um novo laboratório maker inaugurado pelo Governo do Amazonas.

É o 20º laboratório tecnológico entregue para a comunidade educacional do Amazonas, dentro do planejamento realizado pelo governador Wilson Lima. Na capital, seis escolas já possuem a estrutura. No interior, os laboratórios estão instalados em escolas de Parintins, Eirunepé, Tabatinga, Iranduba, Codajás, Presidente Figueiredo, Careiro, Humaitá e Apuí.

Com estações de robótica e eletrônica, corte e montagem, realidade virtual e aumentada, carpintaria e impressão 3D, o laboratório se tornou um espaço para colocar em prática o conteúdo ministrado em sala de aula, além de promover o senso crítico e criativo dos alunos, como explica o professor de química da Escola Estadual José Bernardino Lindoso, Hebert Andrade, 29.

“Agora nós vamos ter um espaço para trabalhar esse conteúdo interdisciplinar, onde o aluno vai poder aperfeiçoar o senso crítico, relacionar a teoria, que nós vamos aplicar em sala de aula, com a prática. Aqui nós encontramos várias maneiras de passar conteúdo”, afirmou.

O laboratório integra o projeto “Fazer para Aprender”, do programa “Educa+Amazonas”, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc). A expectativa é de que, até o fim do ano, 100 laboratórios estejam operando na rede estadual de ensino.

Formação diferenciada
O projeto é, ainda, um diferencial na formação dos estudantes, em especial dos finalistas que estão se preparando para ingressar na universidade e no mercado de trabalho, uma vez que oferta o que há de mais moderno em tecnologia, materiais didáticos e paradidáticos e projeção midiática em diversas áreas de conhecimento e de desenvolvimento de projetos.

“A profissão que eu quero é Engenharia Civil e isso aqui vai me ajudar na prática e coordenação motora. É a primeira vez que vejo isso em uma escola, é um projeto muito bom, o ambiente é muito bonito, eu realmente não esperava por isso, é algo inovador”, comentou Lucas Sousa, 18, aluno finalista.

Para Analice Lima, 17, estudante do 3º ano do Ensino Médio, o laboratório é o espaço perfeito para aprimorar a criatividade. A estudante deseja cursar design gráfico e programação de jogos eletrônicos. “A sala não somente está bem apresentada, muito bonita, como é inovação também, eu sou grata por estar em uma das escolas contempladas. Agrega o nosso aprendizado, a nossa mão na massa, dá vida à nossa criatividade”.

Fazer para Aprender

De acordo com a Seduc, já foram implantados 20 laboratórios tecnológicos nas escolas do Amazonas. A meta é implantar 100 estruturas do modelo com o objetivo de ampliar a aprendizagem dos alunos com conteúdo sobre robótica, programação, impressão em 3D, eletrônica, produção de áudio e vídeo, marcenaria e produção artística.

Onde tem?

  1. CETI João Carlos Pereira dos Santos – Tabatinga
  2. CETI Neuza Alves Barroso – Eirunepé
  3. EE Waldemiro Peres Lustoza – Manaus
  4. CETI José de Araújo Rodrigues – Codajás
  5. CETI João dos Santos Braga – Manaus
  6. EETI Altair Severiano Nunes – Manaus
  7. CETI Cintia Régia do Livramento – Manaus
  8. EETI Maria Izabel Ferreira Xavier Desterro e Silva – Iranduba
  9. CETI Professora Maria Adelaide Marinho Hortência – Careiro
  10. EE Maria Curtarelli – Apuí
  11. CETI Tarcila Prado de Araújo Negreiros Mendes – Humaitá
  12. CETI Maria Eva dos Santos – Presidente Figueiredo
  13. EETI Presidente Figueiredo – Presidente Figueiredo
  14. CETI Gláucio Gonçalves – Parintins
  15. EE Brandão de Amorim – Parintins
  16. CETI Dariana Correa – Manaus
  17. EETI Maria Arminda – Manaus
  18. CETI Washington Régis – Manacapuru
  19. EE Terezinha Almeida da Silva – Manaus
  20. EE José Bernardino Lindoso – Manaus

Portal Maninho

Portal maninho de Tefé foi criado para transmitir notícias informativas de Tefé e Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *